Economia da Energia

Economia da Energia

Desafios, intervenção pública e gestão da procura de eletricidade

Edições Sílabo

05/2018

112

Mole

Português

9789726189497

5 dias

O setor da energia reveste-se de vital importância numa sociedade, não apenas ao nível da provisão de produtos/serviços, mas também na garantia de condições de estabilidade social e de equidade. O público-alvo prioritário deste livro são todos os que gostam de pensar energia. Aqui incluem-se os estudantes de economia da energia, os reguladores, os decisores de política de energia e os profissionais do setor nas suas diversas interpretações. em termos mais vastos, destina-se a todos os que queiram estar informados sobre energia e pretendam debater as opções que a cada momento se colocam. As opções fazem parte do assunto energia, e este livro mobiliza a vontade de querer conhecer alternativas.

Este livro evidencia os desafios com que a economia da energia se confronta, reflete sobre a intervenção pública e centra-se na questão da acomodação das fontes de geração renováveis nos sistemas eletroprodutores. Apresenta e debate a imperiosa necessidade de deixar de concentrar politicas exclusivamente do lado da oferta e a urgência de intervir de forma mais firme no lado da procura de eletricidade.

Apresenta medidas de gestão ativa da procura e debate a noção de carga líquida. Um particular destaque é conferido aos prosumers (produtor + consumidor), ao seu papel e à sua ação na disciplina que irão progressivamente trazer ao sistema como um todo. o livro encerra com uma reflexão sobre a energia num novo amanhã sustentável. Este é, pois, um livro com energia!

Assunto não disponível.